As equipes enfrentam 5 desafios:
1 FALTA DE CONFIANÇA
A confiança é a base de uma equipe para se tornar coesa e funcional.
Quando ela não se apresenta adequada percebemos que seus membros escondem suas fraquezas e seus erros uns dos outros; 
hesitam em pedir ajuda ou dar feedback; 
hesitam em oferecer ajuda a pessoas que atuam fora de suas áreas de responsabilidade; 
podem tirar conclusões precipitadas sobre as intenções e aptidões dos outros; 
não reconhecem e nem exploram as experiências e habilidadesins dos outros; 
ficam parte de seus tempo controlando o próprio comportamento para causar boa impressão, daquilo que acredita que esperam dele;
 
guardam mágoas;
temem reuniões e com frequência encontram motivos para evitar passar algum tempo juntos, reforçam a importância do seu trabalho individual em seu setor, as vezes demostrando desqualificação do trabalho do outro ou grau de importância. 
No entanto, quando a confiança acontece, é construída: 
admitem suas fraquezas e seus erros; 
pedem ajuda; 
aceitam perguntas e informações sobre sua área de responsabilidade; 
assumem riscos dando feedback e oferecendo ajuda; 
valorizam e exploram as experiências e as habilidades uns dos outros; 
investem tempo e energia em questões importantes, oferecem e aceitam desculpas sem hesitar; 
baseiam pelas reuniões e por outras oportunidades de  trabalhar em equipe.
2 MEDO DE CONFLITOS 
Em toda relação em sua evolução passam por momentos de conflitos que podem ser produtivos ao seu final se sua condução for adequada e se o grupo consegue agir de forma madura. 
As equipes temem conflitos: 
tem reuniões entediantes;
criam ambientes propícios a ataques pessoais, movimentos políticos;
não exploram todas as opiniões e perspectivas dos membros da equipes; 
preocupados administrando riscos interpessoais e posturas. 
Quando a equipe começa a lidar com seus conflitos tem suas reuniões mais interessante; 
colocam em pauta questões críticas;minimizadas relações políticas; 
solucionam problemas com muito maus rapidez; 
oportunizam e exploram ideias de todos os integrantes gerando maior comprometimento.
3 FALTA DE COMPROMETIMENTO
 
Percebemos que sua falta está presente a clareza e adesão. 
Quando estamos diante de uma equipe que não consegue se comprometer: 
reforça a falta de confiança e o medo de errar; 
revisita discussões inúmeras vezes; 
perde oportunidadesdevudo a análises excessivas e demora muitas vezes desnecessárias. 
Já uma equipe que se compromete fera clareza em relação a direção é prioridade;
consegue alinhar o grupo em torno de objetivos comuns; 
desenvolve a capacidade de aprender através de seus erros; 
segue enfrente sem hesitar; 
muda de direção quando quando necessário sem hesitação ou culpa e  percebe e aproveita oportunidade antense seus concorrentes.
4 EVITAR RESPONSABILIZAR OS OUTROS
A busca de um culpado, a dificuldade do grupo de receber críticas, reclamações.
Neste movimento a equipe cria ressentimento entre os integrantes que possuem diferentes padrões de desempenho; 
estimula a mediocridade;perde prazos fundamentais; 
as vezes coloca para um líder a responsabilidade total sobre o fato. 
No entanto, quando acompanhamos uma equipe em que todos cobram responsabilidade uns dos outros; 
aquele que tem um desempenho sente pressionando pelo grupo para sua melhoria; 
evita burocracia excessivas em relação ao controle de desempenho; 
estabelece respeito entre todos os integrantes, onde estabelecem contratos de alto desempenho entre si.
5 FALTA DE ATENÇÃO AOS RESULTADOS
Quando está presente seus integrantes estão preocupados com seus status e egos. 
Fica estagnada, não progride; 
raramente superam seus concorrentes; 
perdem seus funcionários que seus focos em alcance de objetivos; 
estimulam seus membros a se concentrarem nas próprias carreiras e objetivos individuais; 
perdem o foco facilmente. Quando apresenta o foco no resultado coletivo, mantém integrantes que focam em resultados; 
fica feliz com o sucesso e sofre profundamente com o fracasso; 
minimiza os comportamentos individualista; evita distrações. 
Para cada uma destas disfunções são apresentados movimentos para poderem ser transformados, importante conhecê-los e como podem ser realizados este processo de transformação.
Susana Marques Azzi
Psicóloga, Consultora de Desenvolvimento Humano nas Organizações, Coach de Líderes e Equipes de Alta Perfomance.