OS 5 DESAFIOS DAS EQUIPES

As equipes enfrentam 5 desafios:

1 FALTA DE CONFIANÇA
A confiança é a base de uma equipe para se tornar coesa e funcional.
Quando ela não se apresenta adequada percebemos que seus membros escondem suas fraquezas e seus erros uns dos outros;
hesitam em pedir ajuda ou dar feedback;
hesitam em oferecer ajuda a pessoas que atuam fora de suas áreas de responsabilidade;
podem tirar conclusões precipitadas sobre as intenções e aptidões dos outros;
não reconhecem e nem exploram as experiências e habilidadesins dos outros;
ficam parte de seus tempo controlando o próprio comportamento para causar boa impressão, daquilo que acredita que esperam dele;
guardam mágoas;
temem reuniões e com frequência encontram motivos para evitar passar algum tempo juntos, reforçam a importância do seu trabalho individual em seu setor, as vezes demostrando desqualificação do trabalho do outro ou grau de importância.
No entanto, quando a confiança acontece, é construída:
admitem suas fraquezas e seus erros;
pedem ajuda;
aceitam perguntas e informações sobre sua área de responsabilidade;
assumem riscos dando feedback e oferecendo ajuda;
valorizam e exploram as experiências e as habilidades uns dos outros;
investem tempo e energia em questões importantes, oferecem e aceitam desculpas sem hesitar;
baseiam pelas reuniões e por outras oportunidades de trabalhar em equipe.

2 MEDO DE CONFLITOS
Em toda relação em sua evolução passam por momentos de conflitos que podem ser produtivos ao seu final se sua condução for adequada e se o grupo consegue agir de forma madura.
As equipes temem conflitos:
tem reuniões entediantes;
criam ambientes propícios a ataques pessoais, movimentos políticos;
não exploram todas as opiniões e perspectivas dos membros da equipes;
preocupados administrando riscos interpessoais e posturas.
Quando a equipe começa a lidar com seus conflitos tem suas reuniões mais interessante;
colocam em pauta questões críticas;minimizadas relações políticas;
solucionam problemas com muito maus rapidez;
oportunizam e exploram ideias de todos os integrantes gerando maior comprometimento.

3 FALTA DE COMPROMETIMENTO
Percebemos que sua falta está presente a clareza e adesão.
Quando estamos diante de uma equipe que não consegue se comprometer:
reforça a falta de confiança e o medo de errar;
revisita discussões inúmeras vezes;
perde oportunidadesdevudo a análises excessivas e demora muitas vezes desnecessárias.
Já uma equipe que se compromete fera clareza em relação a direção é prioridade;
consegue alinhar o grupo em torno de objetivos comuns;
desenvolve a capacidade de aprender através de seus erros;
segue enfrente sem hesitar;
muda de direção quando quando necessário sem hesitação ou culpa e percebe e aproveita oportunidade antense seus concorrentes.

4 EVITAR RESPONSABILIZAR OS OUTROS
A busca de um culpado, a dificuldade do grupo de receber críticas, reclamações.
Neste movimento a equipe cria ressentimento entre os integrantes que possuem diferentes padrões de desempenho;
estimula a mediocridade;perde prazos fundamentais;
as vezes coloca para um líder a responsabilidade total sobre o fato.
No entanto, quando acompanhamos uma equipe em que todos cobram responsabilidade uns dos outros;
aquele que tem um desempenho sente pressionando pelo grupo para sua melhoria;
evita burocracia excessivas em relação ao controle de desempenho;
estabelece respeito entre todos os integrantes, onde estabelecem contratos de alto desempenho entre si.

5 FALTA DE ATENÇÃO AOS RESULTADOS
Quando está presente seus integrantes estão preocupados com seus status e egos.
Fica estagnada, não progride;
raramente superam seus concorrentes;
perdem seus funcionários que seus focos em alcance de objetivos;
estimulam seus membros a se concentrarem nas próprias carreiras e objetivos individuais;
perdem o foco facilmente. Quando apresenta o foco no resultado coletivo, mantém integrantes que focam em resultados;
fica feliz com o sucesso e sofre profundamente com o fracasso;
minimiza os comportamentos individualista; evita distrações.
Para cada uma destas disfunções são apresentados movimentos para poderem ser transformados, importante conhecê-los e como podem ser realizados este processo de transformação.

Susana Marques Azzi
Psicóloga, Consultora de Desenvolvimento Humano nas Organizações, Coach de Líderes e Equipes de Alta Perfomance.

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