PARA O GESTOR QUE DESEJA CONSTRUIR UMA EQUIPE

No desenvolvimento de sua equipe estão 6 fatores importantes para você estar atento.

1 COMPROMISSO:
Os integrantes da equipe se veem como parte de uma equipe e não como, como indivíduos que trabalham de maneira autônoma. Cada um responsável por determinada atividades.

2 CONFIANÇA:
Existe uma confiança mútua entre os membros da equipe no sentido de honrarem seus compromissos, trocarem confidências, apoiarem uns aos outros, e geralmente se comportar em de modo coerente e supostamente aceitável.

3 PROPÓSITO:
A equipe tem consciência de como se encaixa no cenário geral de negócios da empresa. Os membros de equipe conhecem seus papéis, têm um sentido de propriedade e consegue ver como se distinguem.

4 COMUNICAÇÃO:
A comunicação se refere ao estilo e ao grau de interação entre os membros e entre membros e aqueles que estão de fora da equipe. Refere-se também à maneira como os membros lidam com o conflito, a tomada de decisões e as interações cotidianas.

5 ENVOLVIMENTO:
Todos tem um papel de equipe. Apesar das diferenças dos integrantes da equipe devem ter um sentido de parceria mútua. As contribuições são respeitadas e solicitadas, e é estabelecido um verdadeiro consenso antes do engajamento da equipe em uma ação.

6 ORIENTAÇÃO DO PROCESSO:
Uma vez que a equipe tenha um propósito definido, isto é, porque está junta e para onde está indo, ela deverá ter um processo ou meio para chegar lá. O processo deve incluir ferramentas para solução de problemas, técnicas de planejamento, reuniões reguçares, agendas e atas de reuniões e formada aceitáveis de lidar com os problemas.

Referência: Richard, William, Jeanne

Na construção de uma equipe, observamos que estes elementos-chaves, assim como o preparo do seu Gestor para esta transição, requer dele mudanças no seu papel como Líder. Experimentará na construção com sua equipe o grau de autonomia, que eles necessitaram para se tornarem uma equipe de Alta Performance.

Neste momento, onde suas equipes serão mais enxutas do que já eram, apresentando novos desafios para atingir seus resultados, o foco no resultado mais claro possível, o olhar nas pessoas que fazem parte de sua equipe, no desenvolvimento de suas competências, habilidades e suas atitudes estarem focadas no resultado coletivo com clareza do que a organização necessita neste momento.

Susana Marques Azzi
Psicóloga, Consultora de Desenvolvimento Humano nas Organizações, Coach de Líderes e Equipes de Alta Perfomance.

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